.

Tormento de Undine
Música de Alfonso Benetti

Undine é uma figura mítica, ninfa das águas associada ao género feminino – tal como a água era vista na Grécia antiga. Por sua proximidade com os humanos, Undine assume uma figura corporal idêntica, porém, não tem uma alma. Tal tormento encerra apenas quando a ninfa casa com um humano, o que também tem consequências: a garantia de uma alma imortal torna as suas vidas mais curtas.
Tormento de Undine é uma criação musical de Alfonso Benetti relacionada ao referido mito – reforçando as características alusivas ao feminino por ter como base as águas da Ria de Aveiro. Suportada por conceitos relacionados à experimentação, colagem e empréstimo musical, Tormento de Undine representa a busca da ninfa por uma alma imortal. Na obra, Undine surge inicialmente em um motivo musical criado em forma de onda, sereno como um canto em águas calmas – o qual é explorado no decorrer de toda a obra. Entretanto, os encadeamentos de harmonia, dinâmica e agógica logo remetem à agitação de Undine, à sombra das águas. A sua busca pela união com o humano é representada pelo encontro com temas de outras composições relacionadas à água: Les Jeux d’Eau à la Villa d’Este, de F. Liszt; Prelúdio Op.28 n.15, de F. Chopin; e o Prelúdio La Cathédrale Engloutie, de C. Debussy (todas obras para piano solo).
A obra foi elaborada com recursos sonoros exclusivamente provenientes do piano, executados pelo compositor e posteriormente explorados e misturados através de programação de áudio. Em termos de execução instrumental, além do uso habitual do piano, a obra inclui efeitos exploratórios como harpejos executados manualmente nas cordas do instrumento, golpes de madeira nos bordões, e a fricção de vidro nas cordas do instrumento – efeito que aparece na obra como alusivo ao canto de Undine. A exploração e edição sonora teve como base o enredo alusivo ao mito, com foco no efeito de sombra – representativo do deslocar de Undine pelas águas da Ria de Aveiro.

Undine’s Torment
Music by Alfonso Benetti

Undine is a mythical figure, a water nymph associated with the female gender – as water was seen in ancient Greece. Because of its proximity to humans, Undine assumes an identical body figure, but it does not have a soul. Such torment ends only when the nymph marries a human, which also has consequences: the guarantee of an immortal soul makes their lives shorter.
Undine’s Torment is a musical creation by Alfonso Benetti related to this myth – reinforcing the characteristics allusive to the feminine by its relation with the waters of the Ria de Aveiro. Supported by concepts related to experimentation, collage and musical borrowing, Undine’s Torment represents the nymph's search for an immortal soul. In the work, Undine initially appears in a musical motif created in a waveform, quiet as a song in calm waters – which is explored throughout the work. However, the threads of harmony, dynamics and agogic soon refer to the agitation of Undine, in the shadow of the waters. Her search for union with the human is represented by the encounter with themes of other compositions related to water: Les Jeux d'Eau à la Villa d'Este, by F. Liszt; Prelude Op.28 n.15, by F. Chopin; and The Prelude La Cathédrale Engloutie, by C. Debussy (all works for solo piano).
The work was elaborated with sound resources exclusively derived from the piano, performed by the composer and later explored and mixed through audio programming. In terms of instrumental execution, in addition to the usual use of the piano, the work includes exploratory effects such as harpejos performed manually on the strings of the instrument, wooden blows in the strings, and the friction of glass on the strings of the instrument – an effect that appears in the work as allusive to Undine's singing. The exploration and sound editing were based on the plot related to the myth, focusing on the shadow effect – representative of the displace of Undine by the waters of the Ria de Aveiro.

voltar