.

Diagnosis – Reflexões sobre arte, medicina e saúde

Esta exposição traz um apanhado de produções artísticas que versam sobre relações diretas e indiretas com assuntos e elementos constitutivos do universo das ciências médicas e da saúde. São obras de artistas que há muitos anos se utilizam de procedimentos e simbolismos da medicina, dos mundos científicos e educacional das áreas da saúde, bem como trabalhos recentes que versam sobre os terríveis momentos pandêmicos que nos atingem já há mais de dois anos e, espera-se, esteja em definitiva descendência com os efeitos notáveis e os avanços propiciados pela vacinação.
Entre os trabalhos, há também obras de artistas cujas vivências próprias, transitórias ou permanentes, comuns às necessidades dos tratamentos e procedimentos médicos, acabaram por fazer parte de forma temática no próprio conjunto do trabalho artístico de cada um: visões do corpo e do espírito que se transformaram em razão destas experiências.
Para um diálogo das obras de artistas contemporâneos com o mundo real – e museológico – dos objetos do universo médico, a mostra contará com itens do acervo do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), como mobiliário, cartazes pedagógicos e até mesmo uma escultura cerâmica, além de cadernos de estudo utilizados por acadêmicos de medicina com o uso do desenho como aprendizado.
Com a ampliação da Casa da Memória, a partir da construção de seu Anexo, teremos um novo espaço, o qual também está sendo utilizado para a exibição de obras de arte e demais peças da exposição.

Artistas:

Alexandra Eckert – Impressões
Ana Norogrando – Esculturas
Bebeto Alves – Fotografias
Britto Velho – Pinturas
Fernanda Martins Costa – Pinturas e desenhos
Fernando Baril – Pinturas
Gilberto Perin – Fotografias
Patricio Farías – Instalação
Paulo Favalli – Escultura
Ricardo Giuliani – Montagens/recortes
Silvia Brum – Pinturas

Curadoria:
José Francisco Alves

voltar