.

ANA NOROGRANDO reside e trabalha em Porto Alegre, RS. Desenvolve projetos em escultura, objetos e videoinstalação. Lecionou no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria. A artista realizou projetos de pesquisa em arte junto às Terras e Comunidades Indígenas Kaingang do sul do país, na comunidade da Ilha Grande dos Marinheiros, em Porto Alegre, RS e pelas águas da ria em Aveiro, Portugal. Possui obras em inúmeros acervos públicos e coleções particulares. Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior, tais como Sobre as Águas no MAC/RS, em 2011, Sincronias na Sala Janete Costa/PE em 2013, a retrospectiva Ana Norogrando - Obras 1968-2013 no MARGS/RS em 2013. Corpos e Partes na Fundação Badesc/SC em 2016, e Corpos de Fábrica: Obras 2016 – 2017 no Museu Oscar Niemeyer/PR em 2017. Participou de importantes exposições coletivas como a 10a Bienal do Mercosul – Mensagens de Uma Nova América em 2014 e Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira em 2017. Fora das Sombras no Museu Oscar Niemeyer em 2022 e Trama na Fundação Iberê Camargo em 2022.

ANA NOROGRANDO lives and works in Porto Alegre, RS. She has worked on sculpture, objetcs and video installations. She taught at the Visual Arts Department of the Federal University of Santa Maria. The artist has also carried out research projects in art at the Kaingang Indigenous Lands and Communities of the south of the country, in the community of Ilha Grande dos Marinheiros, in Porto Alegre/RS and by the waters of Aveiro’s Ria in Portugal. Her work is included in numerous public and private collections. She participated in solo and group exhibitions in Brazil and abroad, such as In the Waters at MAC/RS in 2011, Synchrony at the Sala Janete Costa/PE in 2013, a retrospective titled Ana Norogrando - Works 1968–2013 at Rio Grande do Sul Museum of Art/RS in 2013. Bodies and Parts at the Badesc Foundation/SC in 2016. and Factory Bodies: Works 2016 – 2017 at the Oscar Niemeyer Museum/PR in 2017. She also participated in major exhibitions such as the 10th Mercosur Biennial - Messages from New America in 2014 and Queermuseum: Cartographies of Difference in Brazilian Art in 2017. Out of the Shadows at the Oscar Niemeyer Museum in 2022 and Weft at the Iberê Camargo Foundation in 2022.


Artista no atelier, 1985

Artista no atelier, 2013


EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS | SOLO EXHIBITIONS
1983 Tapeçaria. Sala de Exposições Rubens Belém, Praça Saldanha Marinho, Santa Maria/RS e Câmara Municipal de Vereadores, Cachoeira do Sul/RS.
1986 Tramas. Galeria da Casa da Cultura. Florianópolis/SC.
1987 Arte Têxtil. Sala de Exposições Prof. Hélios Homero Bernardi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria/RS.
1987 Tramas e Tensões. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
1988 Do Têxtil ao Escultórico. Itaú Galeria. São Paulo/SP.
1990 Do Têxtil ao Escultórico II. Anfiteatro do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria/RS.
1992 Espaços em Trama. Hall e Sala de Exposições da Escola Superior de Artes Santa Cecília (ESASC). Cachoeira do Sul/RS.
1992 Sacrário Profano. Espaço Vasco Prado, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS). Porto Alegre/RS.
1992 Ostensórios. Galeria Arte & Fato. Porto Alegre/RS.
1994 Interlúdio Metálico/Metallic Interlude. Art Society Kaponier e V. Vechta. Vechta-Alemanha.
1996 Ara. Espaço Vasco Prado, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS). Porto Alegre/RS; Galeria de Arte da Biblioteca Central, Campus Universitário. Caxias do Sul/RS e Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). Pelotas/RS.
1996 Construções: Um Segmento no Tempo. Sala Cláudio Carriconde, Centro de Artes e Letras, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria/RS.
1997 Construções – Unidade/Conjunto. Espaço Martinho de Haro, Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Florianópolis/SC.
1997 Ressonâncias. Centro Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro/RJ.
1998 Têxtil – Do Bi ao Tridimensional. Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS). Passo Fundo/RS.
1998 Transmutação. Jardim do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria/RS.
2004 Terra. Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS). Porto Alegre/RS.
2008 | 2011 Poética dos Trançados. Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), Passo Fundo/RS; Sala de Exposições Angelita Stefani (UNIFRA), Santa Maria/RS; Sala de Exposições Java Bonamigo, Universidade de Ijuí, Ijuí/RS e Centro Cultural da Universidade Federal do Paraná-Litoral, Caiobá/PR.
2010 Águas 3. Sala de Exposições Angelita Stefani (IMAS), Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Santa Maria/RS.
2011 Sobre as Águas. Curadoria Marcelo Gobatto. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS). Porto Alegre/RS.
2013 Sincronias. Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu. Recife/PE.
2013 Retrospectiva – AnaNorogrando Obras 1968-2013. Curadoria Gaudêncio Fidelis. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
2014 Percursos. Sala de Exposições Angelita Stefani (IMAS), Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria/RS.
2015 Percursos II. Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), Passo Fundo/RS.
2016 Corpos e Partes. Espaço Fernando Beck, Fundação Cultural BADESC, Florianópolis/SC e Pinacoteca Universidade Feevale. Novo Hamburgo/RS.
2016 Percursos III. Modernidade Galeria e Arte Aplicada. Novo Hamburgo/RS.
2017 Corpos de Fábrica. Curadoria Gaudêncio Fidelis. Museu
Oscar Niemeyer (MON). Curitiba/PR.
2021 Coreografia de Sombras. Curadoria Gaudêncio Fidelis. Galeria Morgados da Pedricosa. Aveiro-Portugal.
2023 Tessituras Circulares - Um resgate da Arte têxtil de Ana Norogrando. Curadoria Silvana Boone. Galeria de Arte do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul - UCS, Caxias do Sul-RS.
2023 Tessituras Circulares - Um resgate da Arte têxtil de Ana Norogrando. Curadoria Silvana Boone. Sala de Exposição IMAS da Universidade Franciscana - UFN, Santa Maria-RS.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS | GROUP EXHIBITIONS
1985 Artistas de Santa Maria. Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal, Brasília/DF; Galeria de Arte Associação Badesul, Porto Alegre/RS e Aliança Francesa. Santa Maria/RS.
1985 1º Salão de Tapeçaria do Rio Grande do Sul. Unibanco. Porto Alegre/RS.
1985 42º Salão Paranaense. Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR). Curitiba/PR.
1985 IIº Salão Nacional de Artes Plásticas de Goiânia. Museu de Arte de Goiânia (MAG). Goiânia/GO.
1985 Exposição Nacional de Arte Têxtil – Evento Têxtil. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS; Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Florianópolis/SC; Sala de Exposições da Fundação Cultural de Brasília. Brasília/DF; Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR). Curitiba/PR; Museu de Arte de Belo Horizonte. Belo Horizonte/MG; Mezanino da Estação Carioca do Metrô. Rio de Janeiro/RJ e Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-SP). São Paulo/SP.
1985 An Exhibition of Brasilian Contemporary Art. Auburn University, Opelika. Alabama/USA.
1987 Artistas Santamarienses. Museu de Arte Brasileira, Espaço Cultural da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). São Paulo/SP.
1987 Iª Mostra Latino Americana de Pesquisa em Artes Plásticas. Iº Festival Latino-Americano de Arte e Cultura, Museu de Arte de Brasília (MAB). Brasília/DF.
1987 | 1988 Fiber Arts-Partnership Internacional. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS e Claypool Court Indianápolis. Indiana/USA.
1988 1er Encuentro Latinoamericano de Mini-Textil. Subte. Municipal. Montevidéo/Uruguay; Salas Nacionales de Exposición. Buenos Aires/Argentina e Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
1988 Third Annual Internacional Exhibition of Miniature. Metro Toronto Convention Centre. Ontário/Canadá.
1988 Exposição Fibras. Centro de Exposición Del Palacio Municipal. Montevidéo/Uruguay.
1989 II Salão de Arte Religiosa. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Curitiba/PR.
1989 Expo – A Arte da Fibra Contemporânea. Museu do Tecido. Rio de Janeiro/RJ.
1989 Evento Têxtil 89: Argentina, Brasil, Uruguay. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
1989 III Bienal de La Habana’ 89 – Tradicion y Contemporaneidad. Textil Latinoamericano. Havana/Cuba.
1990 10 anos CGTC – Centro Gaúcho de Tapeçaria Contemporânea. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
1990 A Estética da Água como Fenômeno Sensível. Sala de Exposições Cláudio Carriconde do Centro de Artes e Letras da UFSM. Santa Maria/RS.
1991 Arte Gaúcha Contemporânea. Espaço Vasco Prado e Galerias, Casa de Cultura Mário Quintana. Porto Alegre/RS.
1991 Arte & Fibra. Galeria de Arte do Centro de Convivência Cultural. Campinas/SP.
1991 Segundo Encuentro Latinoamericano de Arte Textil. Subte Municipal. Montevidéo/Uruguay e Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
1991 Último Decênio: Dores e Cores. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
1992 Arte de Três Polos. Galeria de Arte da Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Caxias do Sul/RS; Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). Pelotas/RS; Sala de Exposições Claudio Carriconde e Anfiteatro do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria/RS e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS). Porto Alegre/RS
1992 Arte Contemporânea – Destaques no Sul. Edel Trade Center. Porto Alegre/RS.
1993 O Corpo e a Obra – Formas Tridimensionais: Escultura, Instalação, Objeto. Edel Trade Center. Porto Alegre/RS.
1993 Arte Sul 93 – Formas Tridimensionais. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
1993 Avenida Cultural Clébio Sória – Esculturas. Câmara Municipal de Porto Alegre. Porto Alegre/RS.
1993 Projeto 500 anos da América – Marcos da Utopia: esculturas e instalações. Museu de Arte Contemporânea. (MAC-RS), Porto Alegre/RS
1994 Una Finestra Italiana. Hall da Antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria/RS.
1994 Nossos Bosques Têm Mais Vida? Pinacoteca Central do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
1995 Projeto Relógio do Sol. Café Concerto Majestic, Casa de Cultura Mário Quintana. Porto Alegre/RS.
1996 Via Sacra – O Caminho Percorrido por Quatorze Artistas. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria/RS.
1996 SESC Escultura 96 – 1ª Exposição Internacional de Esculturas ao Ar Livre. SESC Campestre. Porto Alegre/RS.
1996 Arte Sul 96. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
1996 12 Artistas Pesquisadores. Paço das Artes, USP, Cidade Universitária. São Paulo/SP.
1997 Una Finestra Italiana – Retrati de Famiglia. Sala de Exposições da Associação Italiana de Santa Maria (AISM). Santa Maria/RS.
2000 Mangiare. Sala de exposições da Associação Italiana de Santa Maria (AISM). Santa Maria/RS.
2007 Poética dos Trançados. Essa POA é Boa. Fábrica da Renner do DC Shopping. Porto Alegre/RS.
2009 Bagagem. Centro Cultural Erico Veríssimo (CEEE). Porto Alegre/RS.
2010 Entre as Águas. Santander Cultural. Porto Alegre/RS e Salão Internacional de Artes Plásticas, Feima. Bento Gonçalves/RS.
2011 O Museu Sensível – Uma Visão de Artistas Mulheres na Coleção do MARGS. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
2012 Idades Contemporâneas. Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS). Porto Alegre/RS.
2013 Mostra 50 anos do Centro de Artes e Letras da UFSM. Museu de Arte de Santa Maria (MASM). Santa Maria/RS.
2013 A Bela Morte: Confrontos com a Natureza-morta no Século XXI. Curadoria Ana Zavadil. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
2014 Deus e Sua Obra no Sul da América – A Experiência dos Direitos Humanos Através dos Sentidos. Curadoria Márcio Tavares. Museu dos Direitos Humanos do Mercosul. Porto Alegre/RS.
2014 Cânone Pobre – Uma Arqueologia da Precariedade na Arte. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
2014 I SUL-SUR 2014 – 4° edição da Semana da Cultura do Rio Grande do Sul no Uruguai. Espacio de Arte Contemporáneo (EAC). Montevidéo/Uruguay.
2014 Distrações da Memória: O Museu Como Modo de Rever o Mundo. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
2014 Geografias da Criação – Arte, Moda e Design. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
2014 Manifesto: Poder, Desejo, Intervenção. Curadoria Márcio Tavares. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
2015 Vestígios do Corpo – Obras de Figura Humana no acervo do MARGS. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
2015 Aparatos do Corpo – 10a Bienal do Mercosul. Usina do Gasômetro. Porto Alegre/RS.
2015 Antropofagia Neobarroca – 10a Bienal do Mercosul. Santander Cultural. Porto Alegre/RS.
2015 Biografia da Vida Urbana – 10a Bienal do Mercosul. Memorial do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS.
2015 Modernismo e Paralaxe – 10a Bienal do Mercosul. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
2016 Horror Vacui Tropical. Curadoria Gaudêncio Fidelis. LabART760. Porto Alegre/RS.
2016 Museu de Contrastes. Curadoria Gaudêncio Fidelis. LabART760. Porto Alegre/RS.
2017 Objetos do Desejo/Instrumentos do Colecionismo. Curadoria Gaudêncio Fidelis. Galeria 189. Porto Alegre/RS.
2017 A Fonte de Duchamp – 100 Anos de Arte Contemporânea. Curadoria José Francisco Alves. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Porto Alegre/RS.
2017 Eu Estou Possuído. Curadoria Márcio Tavares. LabART760. Porto Alegre/RS.
2017 25 Vezes Duchamp – 100 anos A Fonte. Curadoria José Francisco Alves. Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS). Porto Alegre/RS.
2017 Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira. Curadoria Gaudêncio Fidelis. Santander Cultural. Porto Alegre/RS.
2018 Antropofagia Mínima – A imagem Consumida. Curadoria Gaudêncio Fidelis. Galeria 189. Porto Alegre/RS.
2018 Insulares. Curadoria Ana Zavadil. Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS). Porto Alegre/RS.
2018 Placentária. Curadoria Ana Zavadil. Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS). Porto Alegre/RS.
2018 Cerâmica Olfatória. Curadoria Gaudêncio Fidelis. Galeria 189. Porto Alegre/RS.
2018 Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira. Curadoria Gaudêncio Fidelis. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rio de Janeiro/RJ.
2018 Memória – Doações MAC-RS 2015-2018. Curadoria Ana Zavadil. Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS). Porto Alegre/RS.
2019 Placentária. Curadoria Ana Zavadil. Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheeim. Caxias do Sul/RS.
2019 Mulheres em Movimento. Curadoria Ben Berardi e Zoravia Bettiol. Instituto Zoravia Bettiol. Porto Alegre/RS.
2019 A Memória Que se Tece. Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes (UFRGS). Porto Alegre/RS.
2019 As Canibais: Artistas e o Exercício das Imagens. Curadoria Ana Zavadil. Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Porto Alegre/RS.
2019 Com Título e Sem Título, Técnicas e Dimensões Variadas. Museu Oscar Niemeyer, Aquisições e Doações Recentes. Curadoria Agnaldo Farias. Museu Oscar Niemeyer (MON). Curitiba/PR.
2021 Arte Contemporânea RS. Curadoria Maria Amélia Bulhões. Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS). Porto Alegre-RS
2022 Diagnosis- Reflexões sobre Arte, medicina e saúde. Curadoria José Francisco Alves. Casa da Memória UNIMED. Porto Alegre-RS.
2022 Fora das Sombras. Curadoria Ana Zavadil. Museu Oscar Niemeyer-MON. Curitiba-PR.
2022 Trama - Arte Têxtil no Rio Grande do Sul. Curadoria Caroline Bouvie Grippa. Fundação Iberê Camargo. Porto Alegre-RS.

BIBLIOGRAFIA | BIBLIOGRAPHY
Bardi, Pietro Maria. Em Torno da Escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris, 1989. p. 104.
Caldas, Felipe Bernardes. Galeria Arte&Fato: 30 anos. Porto Alegre: Edição Gastal & Gastal, 2014. p. 111 e 222.
Cáurio, Rita. Artêxtil no Brasil: Viagem pelo Mundo da Tapeçaria. Rio de Janeiro: Primor, 1985. p. 165 - 187.
Alcides, Eneléo. Arquivos Contemporâneos: Artes Visuais na Fundação Badesc 2016. 2017 – 2018. 204 p.
Fidelis, Gaudêncio e Tavares, Márcio. Mensagens de uma nova América. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2015.
Fidelis, Gaudêncio. Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira. Catálogo da Exposição realizada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, de 18 de agosto a 16 de setembro de 2018. Rio de Janeiro.
______________. Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira. Catálogo da Exposição realizada no Santander Cultural em 2017. Porto Alegre
_____________. O Museu Sensível: uma visão da obra de artistas mulheres na coleção do MARGS. Porto Alegre: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 2014.
_____________. Ana Norogrando: obras 1968-2013. Porto Alegre: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 2013. 300 p.
_____________. Ana Norogrando - Corpos de Fábrica-Obras 2016.2017. Porto Alegre: Marcavisual, 2019. 256 p.
_____________. Ana Norogrando - Geometrias Canibais. Porto Alegre: Marcavisual, 2019. 176 p.
_____________. Ana Norogrando - Arquiteturas Olfatórias. Porto Alegre: Marcavisual, 2019. 160 p.
_____________. Kika Costa – Formas & Anjos -Obras 1984-2019.Porto Alegre: Marcavisual,2021. 320 p.
_____________. Prisão e Alternativa: o processo como fatalidade e a dimensão biográfica da noção de estilo. Revista TeS] x OH.Porto Alegre: Museu de Arte do Rio Grande do Sul: n.3, p 09-11, jan-mar. 2014.
Foletto, Vani Terezinha e Bisognin, Edir Lucia. As Artes Visuais em Santa Maria: Contextos e Artistas.
Santa Maria: Pallotti, 2000. p. 84, 132, 139-141.
Gomes, Paulo. Artes Plásticas no Rio Grande Do Sul: uma panorâmica. Porto Alegre: Pallotti, 2007. p. 154.
Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Catálogo do Acervo. Organização Vera Pellin, André Venzon e Maria Amélia Bulhões. Porto Alegre: Dígrapho Produções Culturais, 2021
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli. Catálogo Gera Organização Raul Holtz, Porto Alegre: MARGS, 2013. 472p.
Pastore, Almir. Joias. São Paulo: A. Pastore, 2003. p. 109.
Presser, Décio e Rosa, Renato. Dicionário de Artes Plásticas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1997. p. 81.
Richter, Ivone. Interculturalidade e Estética do Cotidiano no Ensino das Artes Visuais. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 187-189, 203.
Schultz, Margarita. Instalaciones-Reportaje Colectivo. Revista Heterogénesis de Artes Visuales/ Tidskrift
för Visuell Konst. Suécia. n. 24. p. 30-34, jul. 1998.
Silva, Vivian. Die Brasilianische Situation:Textilforum. Alemanha. n.1. p. 42, mar. 1992.
Zattera, Vera Stedile. Arte Têxtil no Rio Grande do Sul. Caxias do Sul: São Miguel, 1988. p. 94 - 95.
Zattera, Vera Stedile. Arte & Poesia. Caxias do Sul: São Miguel, 1987. p. 25 - 27.

OBRAS EM COLEÇÕES PÚBLICAS | WORKS IN PUBLIC COLLECTIONS
Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria/RS.
Fundação Cultural Badesc. Florianópolis/SC.
Laboratório de Interculturalidade e Diversidade (LAID) do setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Caiobá/PR.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR). Curitiba/PR.
Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS). Porto Alegre/RS.
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS). Porto Alegre/RS.
Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS). Passo Fundo/RS.
Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Florianópolis/SC.
Museu de Arte de Santa Maria (MASM). Santa Maria/RS.
Museu da Escultura ao Ar Livre da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. São Paulo/SP.
Museu Oscar Niemeyer (MON). Curitiba/PR.
Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude. Santo Ângelo/RS.
Universidade Federal de Santa Maria-Reitoria da UFSM. Santa Maria/RS.
Universidade Franciscana (UFN). Santa Maria/RS.
MV Empreendimentos e Administração Ltda. Porto Alegre-RS