.

Ana Norogrando
Cachoeira do Sul-RS, 1951

Em 1971 mudei-me para Santa Maria-RS. Havia concluído o curso de graduação Licenciatura em Desenho na ESASC em Cachoeira do Sul-RS e fui complementar meus estudos na UFSM.
Passei a frequentar, como aluna especial, várias disciplinas que não constavam em meu currículo, entre elas, tapeçaria com o Prof. Yeddo Nogueira Titze onde desenvolvi projetos em tapeçaria bordada e de montagem.

Após a conclusão desta experiência e motivada pelo grupo muito atuante de professores: Berenice Gorini, Ivandira Dotto, Luiz Gonzaga e o Prof. Yeddo, em 1983, desenvolvi uma série de tapeçarias de montagem. As tapeçarias foram realizadas utilizando tecidos industrializados e foram bordadas em máquina de costura, entre as quais se inclui a obra Silhueta.

Esta proposta foi interrompida por outras investidas em pintura e a seguir me motivei pela tela metálica ao observar o trabalho de um operário da construção civil ao peneirar areia. Assim, inicio uma pesquisa com esse material intitulada “Fibra metálica - Uma linguagem Têxtil”. Nestas obras, inicialmente bidimensionais, adotei como referencial os elementos visuais da bainha aberta, macramê e outras técnicas utilizadas nas toalhas de mesa e de banho por mulheres da colonização italiana.

A pesquisa têxtil teve vários desdobramentos estéticos: Tramas e Tensões, Peneiras, Tramas e Transparências, Ostensórios, Totens e Ressonâncias. Evoluíram do bidimensional ao tridimensional e culminaram na linguagem escultórica e de instalação incorporando outros materiais e luzes. Essa produção foi a base de minha inserção na escultura.

Realizei muitas exposições com estas obras e elas foram expostas em vários museus no Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Canadá e Alemanha onde algumas fazem parte de seus acervos. A partir de 1996 segui fazendo esculturas e videoinstalações.

voltar